Dor e delícia.

Wednesday, April 11, 2007

Não foi por acaso que um (grande) pensador lusitano Antônio Sérgio, numa passagem de suas teorias, observou algo como: "Aquele que diz não gostar de política, adora exercitar política conservadora". Deve girar em torno da negação às dimensões políticas e ideológicas... nunca tinha reparado isso.
(Aberto a discordâncias)

7 Comments:

  • Concordo.

    O "desinteressado" quase sempre possui um espectro conservador, qual não seja pelo fato de que o seu desinteresse é perpetuador de um estado de coisas. Só não sei se ele utiliza o termo "conservador" no sentido amplo (aquele que luta pela manutenção de algo) ou no sentido estrito (aquele que assume posições ligadas ao campo da Direita).

    Kell, você vai longe, menina.

    By Blogger caio, at 10:15 PM  

  • Ah, e antes que me esqueça: seu livro já está no porta-luvas do meu carro, ok?

    Te passo assim que te encontrar por aí.

    By Blogger caio, at 11:04 PM  

  • "O exílio é um modelo para o intelectual que se sente tentado, ou mesmo assediado ou esmagado, pelas recompensas da ACOMODAÇÃO, do CONFORMISMO, da ADAPTAÇÃO. Mesmo que não seja realmente um imigrante ou expatriado, ainda assim é possível pensar como tal, IMAGINAR e PESQUISAR APESAR DAS BARREIRAS, afastando-se sempre das autoridades centralizadoras EM DIREÇÃO ÀS MARGENS, onde se podem ver coisas que normalmente estão perdidas em mentes que nunca viajaram PARA ALÉM DO CONVENCIONAL E DO CONFORTÁVEL."

    Edward W. Said - "Representações do Intelectual (As conferências Reith de 1993)"



    Não é por aí?

    By Blogger caio, at 12:34 AM  

  • odeio política.
    eu não sou conservadora, sou?
    nem sou.

    By Blogger Unknown, at 6:10 AM  

  • Muito bom o pensamento e extremamente relevante. A partir do momento que você diz não gostar de política e fica omisso em relação a tal assunto, uma posição política já foi tomada.
    Será que o autor quis dizer que o indíviduo quer a manutenção de uma forma de governo, descisões ou uma posição moderada?
    Moura

    By Blogger O que é o Partido Publicidade e Jornalismo, at 6:45 AM  

  • PUTA texto, Caio. Só em esperar pelo que vai acontecer, sem se manifestar ou ao menos, interagir com a sociedade política o indivíduo se torna estático e logo um conservador, no sentido de "não se definir ou lutar por algo". Pode até ter opiniões sobre o governo, ser até CONTRA, mas não 'vê' soluções ou pensa em qualquer tipo de mudança...

    Achei isso simples e verdadeiro, até pra gente pensar na própria posição na sociedade.

    By Anonymous Anonymous, at 10:01 AM  

  • Exatamente, Kell, exatamente. Acho que o caminho é esse mesmo.

    By Blogger Gil Pender - Livre como um táxi, at 10:11 PM  

Post a Comment

<< Home