Dor e delícia.

Wednesday, May 16, 2007



Uma charge de Aroldo, deu o que falar hoje na sala. Meu desenho não ficou lindo, mas dá pra entender, não? hehe O fato é, alguns dogmas passam por cima do direito a escolha e liberdade das pessoas. Não sou a favor do aborto, mas até que ponto isso é errado? Claro, dependendo do tempo do feto, pode ser considerado um homicídio, mas... e pra que serve então a "pílula do dia seguinte"? Só pra vender a rodo, e sustentar a indústria farmacêutica? Devo concordar com o crescimento da desmoralização da família, como instituição e base de educação, e acredito que os valores éticos/ morais são essenciais, mas qual é a raiz do problema? A virgindade perdida antes do casamento? Ou seria a individualidade dos jovens, a banalização do amor, a busca de estabilidade pessoal, antes de qualquer coisa? E o que é isso tudo, senão consequência do nosso sistema? Deve-se começar por (apenas) valorizar a vida do ser humano, e os sentimentos de cada um, não apenas a sobrevivência; é necessário a oportunidade de viver bem, não em situações precárias e desumanas, vale a pena ver mais uma criança no sinal? Ou mais uma menina de 12 anos se prostituindo e tendo 30 parceiros por noite? O QUE TEM QUE SER DISCUTIDO? Se aborto deve ser liberado... Ou a revisão das próprias leis dos adultos? "Vamos procriar, procriar.. procriar" Afinal, tudo é tão bonito aqui, devemos mostrar pras próximas gerações que é fácil viver numa sociedade e acompanhar a evolução dela.

7 Comments:

  • Já te disse, te entendo perfeitamente.

    Quanto ao aborto, acho que cada caso é um caso, mas que cabe(ria) a qualquer mulher decidir por si mesma, desde que fosse dado a ela o conjunto (de informações) necessário para que (ela) possa tomar uma decisão segura.

    By Blogger Gil Pender - Livre como um táxi, at 10:32 PM  

  • o que se tem que entender é que, de um modo bem chulo, se a pessoar quiser dá, ela dá. lógico, existe a camisinha pra dá sem problemas. e também acho que a família deve ser uma instituição de base, apoio e educação. mas esse caso todo é muito complexo...
    a pílula deve ser usada como método de emergência, mas nem sempre funciona. então uma mãe que acaba engravidando sem a devida vontade fica muuito tentada à abortar! e eu não acho errado. não sei se posso falar que sou a favor do aborto, mas acho que a legalização dele seria mais útil para o brasil hoje.
    são muitas variáveis, mas só em considerar o número de mulheres que morrem ao tentar o aborto em clínicas clandestinas, onde não se tem o mínimo necessário pra saúde da mãe... acaba morrendo os dois, o filho e a gestante. e ainda tem as mulheres que resolvem fazer em casa com remédios super fortes totalmente inapropriados.
    o nosso quadro social também melhoraria, na minha opinião. acho que não vale a pena colocar uma criança no mundo, que de um modo ou de outro foi indesejável, para que ela morra com três anos de idade, por falta de alimentação ou de cuidados, e isso é mais do que fato.

    tudo bem, concordo que o ideal mesmo seria que a viabilização de métodos antraconceptivos chegassem a todos, que a conscientização fosse geral sobre o uso deles, mas isso, no brasil hoje, tá bem longe de acontecer né.

    isso tudo porque eu nem citei a religião no meio disso tudo! :P

    By Blogger Larissa Fafá, at 3:23 PM  

  • É complicado discutir sobre o aborto numa sociedade em que os valores são basciamente compostos pelos conceitos judaicos - cristãos.
    Podemos usar duas linhas de pensamento: o aborto seria uma banalização da vida? ou seria um instrumento para a liberdade da mulher.
    Se formos usar a primeira hipótese, há fundamento porque em qualquer caso em que uma mulher engravidasse, ela poderia muito bem escolher se a criança deve ou não nascer.
    No entanto, há casos mais complicados como o estupro. Uma mulher não vai querer ter um filho da pessoa que mais repudia nesse mundo.
    Só que "brincar" de Deus não é uma tarefa fácil. Decidir sobre uma vida é algo muito difícil.
    Todos temos direito à vida? Os valores devem ser mudados? Devem haver algumas tolerâncias? Deve haver um relativismo para avaliar tais questões?
    Essas são as respostas que devem ser respondidas enquanto as "medidas amenizadoras" são usadas para contornar a questão.


    Quanto ao Blog, voltarei a escrever semana que vem. ^^

    Bjão, Kell

    Moura

    By Blogger O que é o Partido Publicidade e Jornalismo, at 6:42 AM  

  • Uh...
    meus companheiros de caminhada!

    Entendi sim. E acho que a discussão realmente é tão ampla quanto as condições do Brasil...
    Mas a gente tenta. o/

    by the way: estou sem internet, logo não sei quando vou voltar a postar!

    ;*

    By Blogger Unknown, at 10:52 AM  

  • http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8025924

    resolveria tudo.
    ahuahUAHUAHUAHAUHAU to brincaaando!

    By Blogger Unknown, at 8:00 PM  

  • Na verdade a charge foi do Amarildo, da Gazeta.

    By Anonymous Anonymous, at 11:47 AM  

  • Desculpem pelo erro.

    By Anonymous Anonymous, at 12:59 PM  

Post a Comment

<< Home